domingo, 16 de outubro de 2011

Carolina Cruz/n6 – Tom & Jerry

Tom and Jerry é uma das mais tradicionais séries animadas, criada por William Hanna e Joseph Barbera para a MGM em fevereiro de 1940. O centro da trama se baseia em tentativas frustradas de Tom de capturar Jerry, principalmente por causa das habilidades do ratinho, e também por causa de sua própria estupidez. As perseguições era, sempre acompanhadas por uma boa trilha sonora, também eram utilizadas diversas armadilhas que no final não davam resultado.

No início do curta, Tom era chamado Jasper e Jerry de Jinx, somente depois os produtores batizaram os personagens de "Tom e Jerry". A dupla  Hanna e Barbera escreveram e dirigiram mais 113 episódios entre 1940 e 1957, e a série original ganhou o Oscar de melhor curta de animação sete vezes.
 Em 1960, a MGM decidiu produzir novos episódios, então, fizeram um acordo com o diretor da Rembrandt Films para continuar a produzir o desenho em Praga, na Checoslováquia. Os desenhos foram muito criticados por adotar um formato totalmente diferente da série original, abusando da surrealidade, movimentos extremante exagerados, adição efeitos sonoros bizarros, e outros problemas.  
Depois que o último episódio foi lançado, Chuck Jones, um importante produtor,  fora despedido da Warner Bros, após trabalhar lá mais de trinta anos, iniciou o seu próprio estúdio de animação, Então, a MGM contratou-o  para produzir os novos desenhos da série, e ao todo, foram produzidos 34 curtas entre 1963 e 1967.

Assim como a maioria das séries animadas produzidas nas décadas de 1920 a 1960, Tom & Jerry não é considerado politicamente correto. Pelo menos vinte e quatro episódios foram acusados de conter cenas racistas, como quando ocorre uma explosão ou algum liquido cai no rosto de um personagem e seu rosto fica negro, o que foi interpretado por algumas pessoas como racismo. Muitas  cenas foram editadas e cortadas de alguns episódios. Em 2006 Tom e Jerry recebeu uma forte crítica do governo da Inglaterra, por ter sido exibido um episódio em que Tom fuma dentro de uma limosine. O governo inglês achou inaceitável a exibição daquela cena.





Nenhum comentário:

Postar um comentário