quarta-feira, 9 de março de 2011

Hércules Florence-Gabriela 8c/14


Nuvens na Amazônia-Hércules Florence-Expedição Langsdorff

Antoine Hercule Romuald Florence, conhecido como Hércules Florence, foi um inventor, desenhista, polígrafo e pioneiro da fotografia franco-brasileiro.Desde pequeno Hércules Florence demonstrou possuir um talento para o desenho. Apaixonou-se também pela vida no mar.Com apenas 16 anos, tornou-se grumete. Esteve em vários países e chegou ao Brasil fixando-se no Brasil por toda a vida. Obteve vários empregos.
Florence descreveu uma ideia precursora da taquigrafia, inventou a "pulvografia", a impressão por meio do pó.
 Mais tarde foi informado de que um naturalista alemão pretendia empreender uma expedição científica e necessitava de um desenhista. Florence conseguiu ser admitido no cargo pelo seu talento artístico e pelos seus conhecimentos de cartografia.
 Pretendendo publicar um estudo que fizera, deparou com a inexistência de oficinas impressoras em São Paulo. Decidiu então fazer seu próprio método de impressão, a Poligraphie, e já se encontrava estabelecido comercialmente oferecendo ao público seus escritos e desenhos. Observando o descolorimento que sofriam os tecidos de indianas expostos à luz do sol e informado pelo jovem boticário Joaquim Melo das propriedades do nitrato de prata, deu início às suas investigações sobre fotografia.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário