William Henry Fox Talbot (1800-1877) nasceu em fevereiro de 1800, em Lacock Abbey, na Inglaterra.William era descendente de família nobre e participava do parlamento britânico.
Talbot estudou matemática na Universidade de Cambridge.E também era filósofo e cientista.
William Henry Fox Talbot em daguerreótipo em 1844
De início, William usava a câmera escura para registros em suas viagens, e foi como fotógrafo que ficou conhecido e mais tarde, sua experiências foram de grande importância para a história da fotografia.
Ele era muito erudito e seus conhecimentos se estendiam da matemática às línguas orientais (fazia traduções de textos siberianos) passando pela química, física, arqueologia e botânica.
Talbot vinha pesquisando há tempos sobre a fixação da imagem da câmera.Como tinha alguns problemas como desenhista, ele interessou-se por outra classe de métodos mecânicos para capturar e reter as imagens.
A câmera escura e a câmera de luz foram a grande base para o trabalho de Talbot.
Em 1835, William construiu uma pequena câmera de madeira com somente 6,30 cm2, porém sua lentidão, seu tamanho e sua incapacidade de registrar detalhes não causou grande interesse no público.
O primeiro negativo por volta de 1835, janela da biblioteca da Abadia de Lacock Abbey, 1°a fotografia obtida pelo processo negativo/positivo
Talbot iniciou suas pesquisas fotográficas, tentando obter cópias por contato de silhuetas de folhas, plumas, rendas e outros objetos.
Em 1839, Talbot informou suas investigações sobre a fotografia à Sociedade Real.Isso aconteceu logo após de Daguerre apresentar o daguerreótipo, por isso a descoberta de William não levou a honra merecida apesar de ser um método mais prático e melhor.
Sabendo que seu projeto era mais eficiente, Talbot reclamou à sociedade real, pois Daguerre gravava as imagens em placas metálicas sem possibilidade de cópias, enquanto William Henry as obtinha no papel, podendo se obter muitas cópias.
Talbot criou uma base de papel emulsionada com sais de prata que registra uma matriz em nagativo, a partir da qual é possível fazer copias positivas. Assim descobriu o processo negativo/positivo usando como filme folhas que depois foram substituídas por vidro.
No ano seguinte, Fox Talbot foi premiado com uma medalha da Sociedade Real pelo seu trabalho.
No ano seguinte, Fox Talbot foi premiado com uma medalha da Sociedade Real pelo seu trabalho.
Desenho fotogênico de penas e renda, Fox Talbot 1839
Com isso, Talbot que criou o processo Calótipo em 1839.E morreu em 17 de setembro de 1877.
sites visitados: http://www.fotodicas.com/biografias/william_henry_fox_talbot.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Henry_Fox_Talbot
sites visitados: http://www.fotodicas.com/biografias/william_henry_fox_talbot.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Henry_Fox_Talbot
Nenhum comentário:
Postar um comentário