Carol Guzy
Em 1978, Carol se formou em enfermagem pela Northanptom Community College. Ela planejava trabalhar como enfermeira, até que um amigo lhe deu de presente uma câmera, e assim, decidiu fazer um curso de fotografia para se especalizar. Então, Guzy se apaixonou pela fotografia e fez um estágio, conseguindo um empego em Miami, no Miami Herald.
Depois disso, ela foi trabalhar no The Washington Post, jornal americano.
Em 1990, Carol foi a primeira mulher a ganhar o prêmio de Fotógrafo de Jornal do Ano (The Newspaper Photographer of the Year) pela Associação Nacional de Imprensa dos Fotógrafos (National Press Photographers Association).
Em 15 de Abril de 2000, a fotógrafa foi detida e presa pela polícia, pois cobria os protestos e reuniões do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI). No mesmo ano, Carol Guzy recebeu um prêmio da faculdade que cursou enfermagem. Ao receber esse prêmio Guzy disse que o curso de enfermagem lhe deu mais do que um grau, que esse curso lhe ajudou a compreender o sofrimento humano e lhe deu uma sensibilidade incrível. E que sem essa faculdade, ela sabe que suas fotografias teriam outro objetivo.
Além de seu trabalho no Washington Post, seu trabalho também era mostrado no canal de fotografia.
No total, Carol Guzy ganhou oito prêmios, dentre eles, quatro PULITZER.
Principais obras de Carol Guzy:
-The Plight of Kosovo Refugees (1999);
Reencontro de Agim Shala, jovem refugiado muçulmano de 2 anos, com seus avós presos em um campo albânes na cidade de Kukes.
-"A vida em meio às ruinas", levou prêmio de "Breaking News";
-Homem tenta resgatar vítimas nos escombros do terremoto no Haiti, essa foto também ganhou o prêmio de "Breaking News"
Fontes: http://imagespwr.blogspot.com/2011/01/carol-guzy.html http://en.wikipedia.org/wiki/Carol_Guzy#Works
Por: Fernanda Namie Marques Hirai, n11/8C
Nenhum comentário:
Postar um comentário