domingo, 8 de maio de 2011

Oded Balilty - Sofia Lins, n°31/8c

Oded Balilty, naceu em 1979, em Jerusalém, Isarel. Desde criança queria ser um fotojornalista.
Durante seu serviço militar na Força da Defesa de Israel,Oded aprendeu noções e técnicas básicas de fotografia então obteve uma posoção de fotojornalista para a  revista das Forças de Defesa Israelenses. Completando sua carreira militar em 2001, começou a trabalhar para a agência de fotografia de Israel, "ZOOM 77"   e para o jornal israelita "Yedioth Ahronot".Em 2002, no auge do conflito  palestiniano, ele começou a trabalhar com a “Associated Press”, em Jerusalém, cobrindo eventos como a Cimeira da OTAN em Istambul e manifestações pós-eleitoral da Ucrânia, em 2004.
    Cobertura de Conflitos
Oded pode ser sempre encontrado no calor da controvérsia que abrange alguns dos principais conflitos no Oriente Médio. Esta sempre viajando ao redor do mundo cobrindo eventos similares. Como por exemplo, em 2004 Oded cobriu as eleições na Urâniae as posteriores manifestações.
Ele também foi chamado para cobrir a Cúpula da Otan em Istambul. Ele foi frontal e central que abrange o 20 º aniversário do acidente nuclear de Chernobyl e em 2006 ele estava lá para cobrir a guerra no Líbano. Não havia quase um conflito que ocorreu sem Balilty lá para cobri-lo.

 Prêmios e Homenagens

Em 2005, ele foi um dos 12 do fotógrafo selecionados para participar do prestigiado World Press Photo Joop Swart Masterclass, em Amsterdã. Além desta homenagem Balilty ganhou o World Press Photo (como Imagem do Ano Internacional), o prémio Fotojornalismo Atlanta em 2006, o primeiro lugar no National Press Photographers Association concorrência e à adjudicação Headliner em 2007.
 Até à data, a jóia suprema em sua lista de prêmios e honrarias é seu prêmio Pulitzer Prize 2007 para as últimas notícias.  Seu prêmio marca o 49 º Prêmio Pulitzer de membros da Associated Press, o dia 30 para fotos AP.

 Seu prêmio Pulitzer Foto

A foto é uma imagem deslumbrante mostrando uma mulher judia solitária  lutando para desafiar as forças de segurança israelenses na Cisjordânia.  A mulher está empurrando para cima contra um oficial de segurança de Israel de tentar pará-lo e os enxames de tropas atrás dele.  A foto foi tirada em 1 de fevereiro de 2006 em St Amona, um assentamento na Cisjordânia, a leste da cidade palestina de Ramaliah.  A batalha foi intensa, quando milhares de soldados da tropa de choque a cavalo e ficou cara a cara com centenas de arremesso de pedras, colonos, judeus que estavam escondidos atrás de arame farpado e sobre os telhados neste assentamento ilegal. Este conflito ocorreu após a Suprema Corte abrir o caminho para a demolição de nove casas neste local.
Balilty, foi reconhecido e suas fotografias foram expostas em galerias e museus na França e na Suíça.

Referências Bibliográficas: http://photography.about.com/od/famousphotographersbios/a/odedbaliltybiography.htm
http://sites.google.com/site/7e2histfoto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário